16.8.09

Questões sobre Educação à Distância

O que é Educação à Distância?

A Educação à Distância é caracterizada:

  • pela separação do professor e aluno no espaço e/ou tempo (Perraton,1988);
  • controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante (Jonassen,1992);
  • comunicação entre alunos e professores é mediada por documentos impressos ou alguma forma de tecnologia (Keegan,1986;Garrison and Shale,1987).


A primeira forma de Educação à Distância foram os cursos por correspondência na Europa. Este meio de Educação à Distância foi muito utilizado até o meio deste século, quando o rádio e televisão instrucional tornaram-se populares.

No entanto, com o surgimento de tecnologias interativas sofisticadas, educadores passaram a utilizar ferramentas como: e-mail, BBS's, Internet, audioconferência baseada em telefone e videoconferências com 1 ou 2 caminhos de vídeo e 2 caminhos de áudio. Uma ferramenta da Internet que tem sido muito utilizada é o WWW, o qual possibilita a elaboração de Cursos à Distância com avançados recursos de multimídia.

Teorias e Filosofias da Educação à Distância.

A base teórica dos modelos instrucionais afetam não só a forma como a informação é comunicada ao aluno, mas também na forma como o aluno entende e constrói um novo conhecimento à partir das informações apresentadas. Atualmente, existem duas aproximações que influenciam projetos instrucionais: processamento de símbolos (symbol-processing) e conhecimento localizado (situated cognition).

O processamento de símbolos foi a aproximação dominante até recentemente. É baseada no conceito de um computador executando operações formais em símbolos. O conceito chave é que o professor pode transmitir um corpo fixo de informações aos alunos por meio de uma representação externa. Representa uma idéia abstrata por uma representação concreta e então apresenta a representação ao aluno através de um meio. O aluno, compreende, decodifica e armazena a representação. Horton(1994) modifica esta aproximação adicionando dois novos fatores: o contexto do aluno (ambiente, situação corrente e outras entradas sensoriais) e intelecto (memórias, associações, emoçõe, interferências e raciocínios, curiosidades e interesse). O aluno então desenvolve sua própria representação e a usa para construir novo conhecimento, em contexto, baseado em seu conhecimento anterior e suas habilidades.

O conhecimento localizado é baseado no princípio do construtivismo, no qual o aluno ativamente constrói uma representação interna do conhecimento através de interação com o material a ser aprendido.

Sistemas de Educação à Distância

Tradicionalmente, pensamos em alunos de programas de ensino a distância como sendo adultos. Instituições inteiras de ensino superior, tais comoUnited Kingdom's Open University, Vancouver's Open Learning Agency, Norway's NKS e NKI Distance Education; entre outras, têm se dedicado a prover educação à distância no nível pós-secundário, por décadas. A tradição do estudante adulto está mudando com novos programas, tais como o programa do governo federal dos EUA - Star School Program-que serve a população de estudantes K12.

Embora a tecnologia seja uma parte fundamental da educação à distância, qualquer programa de sucesso deve focalizar mais nas necessidades instrucionais dos alunos do que na própria tecnologia. Devem ser considerados, por exemplo, suas idades, sua base cultural e sócio-econômica, interesses e experiências, níveis de educação, e familiaridade com métodos de educação à distância.

Considerações de Projeto

Projeto e Desenvolvimento Sistemático

Willlis(1992) descreve o processo de desenvolvimento instrucional para educação à distância, consistindo dos estágios habituais de projeto, desenvolvimento, evolução e revisão.

No projeto de instruções à distância eficientes, devem ser considerados não só os objetivos, necessidades e características dos professores e alunos, mas também os requisitos de conteúdo e limitações técnicas. Se um sistema não comum for requisitado, ele deve ser acessível todos os participantes

Revisões geralmente são baseadas em feedback dos instrutores, especialistas, e alunos. Cursos que dependem de informações voláteis devem ser constantemente atualizadas.


Interatividade

Educação à Distância com sucesso envolve interatividade entre professores e alunos, entre alunos e o ambiente de aprendizado, e entre os estudantes.

Millbank(1994) estudou a eficiência de uma mistura de áudio e vídeo para treinamento coletivo. Quando ele introduziu interatividade em tempo real, a taxa de retenção de informação dos trainees elevou de 20% (usando métodos de aula comuns) para 75%.


Aprendizado Ativo

Como participantes ativos no processo de aprendizado, estudadntes afetam a maneira pela qual lidam com o material a ser aprendido. Esstudantes devem ter um senso de posse dos objetivos do aprendizado. Eles devem ser tanto prestativo como apto a receber mensagens instrucionais. Salomon verifica que o esforço mental que o estudante investirá na tarefa de aprendizado depende de sua percepção frente a dois fatos:

  • a pertinência do meio e da mensagem contida no mesmo;
  • sua habilidade em fazer algo significativo fora do material apresentado.


Imagens Retóricas

Pesquisadores descobriram que a televisão instrucional pode motivar e cativar estudantes, e estimular um interesse no processo de aprendizado.

No entanto, Ravitch(1987), alerta-nos para um efeito não planejado da TV educacional. Visuais estimulantes podem distorcer o currículo através do desvio da atenção dos estudantes para as características provocativas e de entretenimento da apresentação ao invés de encorajar análises interessantes sobre o seu significado.

Estudantes devem aprender a distinguir qual a informação de qualidade e qual deve ser desprezada, identificar distorções e sensacionalismo distinguir fatos de persuasão.


Comunicação Efetiva

Ben Shneiderman (1992) alerta todos os projetistas instrucionais a começarem seus projetos com um conhecimento dos usuários alvos, e reconhecê-los como indivíduos cujos pontos de vista podem ser diferentes do seu ponto de vista.

Horton(1994) nota que é recomendável ao projetista:

  • usar organizadores avançados para criar um contexto apropriado para instrução;
  • selecionar imagens eficazes, usando objetos apropriados, com atributos relevantes, que irão convergir a mesma idéia do projetista para o usuário.

Prática Orientada

Quanto mais familiares os professores estão com o projeto instrucional e com o processo de passar essas instruções, mais eficientes serão suas apresentações.

na prática, eles precisam utilizar métodos de diversificar as apresentações, selecionando várias atividades e interações entre aluno e professor, escolhendo situações e exemplos relevantes aos seus alunos e avaliando o nível do aprendizado de alunos à distância. Eles também precisam prover orientação abundante, desenvolvendo cursos à que utilizam áudio, full motion video, gráficos e textos.

Também, orietadores locais podem oferecer programas de treinamento que enfatizem a prática com os equipamentos que os alunos irão usar durante o curso. Estando familiarizados com o ambiente de trabalho, os alunos poderão engajar-se melhor no processo de aprendizado.


Desafios Baseados em Mídia

Instruções em língua estrangeira apresentam dificuldades especiais, não só devido a falta de uma interação de 2 caminhos imediata que caracteriza muitos projetos de eduacação a distância, mas também devido a perda de detalhes em videoconferências. Isto pode ser superado provendo-se práticas orais e estratégias instrucionais que encorajam diálogos frequentes entre alunos e professores.

Ensino à Distância eficiente requer uma preparação extensiva, assim como uma adaptação de estratégias tradicionais ao novo ambiente de aprendizagem.

Willis (1993) descreveu estratégias que são eficientes no ensino à distância:

  • desenvolver métodos apropriados de feedback e reforços;
  • adaptar aos diferentes estilos de aprendizado dos alunos;
  • usar estudo de casos e exemplos;
  • ser conciso;
  • complementando os cursos com informações impressas.

A variedade de mídias, também, apresenta um grande problema de pesquisa. Não se pode comparar cursos baseados em impressão, projetos eletrônicos na Internet, audioconferências, e TV interativa, e esperar que essa comparação seja válida.

Mcnabb (1994) nota que mais estudos experimentais devem ser feitos na área de seleção de mídia, onde os pesquisadores possam comparar a notabilidade de diferentes tecnologias na transmissão de conteúdos similares para um mesmo público.


Aprendizado por Investigação

O aprendizado por Investigação é uma nova técnica para muitos professores. O professor não é mais o sábio no estágio de fornecedor de um corpo fixo de informações, ele torna-se um facilitador da aprendizagem por descoberta de seus alunos, através de conferências progressivas.


Equipe de Trabalho

Professores progressistas, que são os primeiros adeptos da tecnologia, podem tornar-se agentes de mudanças para suas observações. Eles podem apoiar outros professores através de planejamentos, como um grupo, e trabalhando com módulos de aprendizado e equipamentos usando-os antes em sala de aula.

Alunos à Distância

Muitas questões importantes deriva-se das características dos alunos à distância, cujos anseios e objetivos devem ser completamente diferentes dos alunos tradicionais. Como já foi mencionado, sistemas de educação à distância foram originalmente desenvolvidos para atender o nível pós-secundário, e só recentemente começou a ser usado para o nível K12.

Anseios e Objetivos

Adultos têm uma muitaas razões para buscar o ensino à distância: falta de tempo, distância, e finanças, a oportunidade de fazer cursos, e a possibilidade de entrar em contato com outros estudantes de diferentes classes sociais, culturais, econômicas e experimentais. Como consequência eles ganham não só conhecimento, mas também novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas largamente dispersos, quem eles podem nunca ter visto.


Modos de Aprendizado

Outra variável importante na eficácia do aprendizado é a preferência do aluno por um modo particular de aprendizado, ou seja, cooperativo, competitivo, ou individualizado. Muitos projetos de educação à distância incorporam aprendizado cooperativo, projetos colaborativos, e interatividade entre grupos de alunos e entre (sites).

No entanto, o aprendizado eficaz requer tanto conhecimento do estilo do aluno como a preparação avançada da parte do professor ou do orientador local. Professores e orientadores locais são mais aptos a fazer desisões de currículo para atender as preferências de seus alunos, tal como agrupar determinados alunos produtivamente para um projeto, ou designar alunos para projetos de pesquisa individuais, se eles podem determinar o modo de aprendizado predominante dentro de sua sala de aula.


Fatores que Influenciam o Sucesso

Silvia Charp (1994) notou que com grande autonomia, características dos alunos, tais como audição dinâmica e a habilidade de trabalhar independentemente sem um instrutor presente, tornam-se crucial para o sucesso.

O estudo de Bernt e Bugbee examinou dois tipos de estratégias usados por alunos à distância:primária, estratégia do conhecimento, tais como audição dinâmica e concentração, e secundária, estratégias afetivas, tais como habilidade de trabalhar independentemente dos instrutores.

Instrutores tendem a responsabilizar a alta taxa de desistência entre estudantes ao mal gerenciamento do tempo e protelação. No entanto, deve se considerar tamb&eaccute;m o clima, geografia, eficiência do sistema postal, o suporte de rede da Universidade, facilidades de telecomunicações, e outros fatores.


Suporte ao aluno

Há muitas maneiras de facilitar o suporte ao aluno. Professores de ensino a distância (studio teachers) podem visitar o site distante, ou os alunos podem ir até o estúdio. Teleconferências &audio-visuais ou conversas interativas com mentores ou outros alunos são duas alternativas de visitar o site em tempo real. Uma outra alternativa são questões enviadas pelos alunos por e-mail, ou fax.

Professores também precisam de suporte quando estão aprendendo sobre novas tecnologias, independente do seu nível de experiência de aula. Neste ponto, eles precisam ter a possibilidade de comunicar-se com outros professores que já passaram por este problema.

Questões Operacionais

Envolvem o planejamento, administração, gerência, e economia, os quais são cruciais para o sucesso do programa de educação à distância. Em particular nós devemos considerar as regras da tríade professor - orientador local - aluno, treinamento dos professores e auxiliares, implementação e adoção de novas tecnologias, e questões de planos de ação como facilidades, custos e programação de horário.

Tríade professor - orientador local - aluno

Já que os professores de ensino à distância não estão em contato direto com seus alunos, a comunicação é mediada nao só peloa tecnologia, mas também por uma equipe que inclui editores, projetistas, produtores, técnicos, especialistas em mídia, tutores locais, auxiliares, orientadores locais, e provedores de serviço. Em particular iremos destacar as regras de duas pessoas chaves: o professor e o orientador local (site facilitator).

O professor

Schlosser e Anderson (1993) identificaram as novas habilidades que os professores devem aprender para assumir o papel de educadores à distância:

  • entender a natureza e filosofia da educação à distância;
  • identificar e desenvolver cursos interativos para satisfazer cada nova tecnologia;
  • adaptar as estratégias de ensino para transmitir instruções à distância;
  • organizar recursos instrucionais de uma forma satisfatória ao ensino à distância;
  • treinar e praticar o uso de sitemas de telecomunicações;
  • ficar envolvido na organização, planejamento colaborativo e decisões;
  • avaliar realizações, atitudes, e percepções dos alunos à distância;
  • trabalhar com questões de direitos autorais.

O orientador local

O orientador local é uma extensão do professor à distância, embora ele nao precise ser um professor. Suas responsabilidades são: motivar e encorajar os alunos desites remotos, elevar seus entusiasmos, e manter a disciplina.

Já que suas atividades são similares às dos professores, os orientadores locais precisam de um treinamento similar. Entretanto, alguns orientadores locais consideram-se usuário finais, ao invés de projetistas, então eles sentem que precisam de menos ecirc;nfase no projeto de sistemas instrucionais.


Adoção de Tecnologia

Comprar, e manter equipamentos apropriados, e terinar professores e orientadores locais para usá-los eficientemente, são condições necessárias, porém nao suficientes para assegurar uma escola de um excelente programa de ensino à distância. Há outros fatores, muitos dos quais são mais afetivo do que de conhecimento, tais como amistosidade do usuário e habilidade em implementar suporte ao aprendizado.Ravitch (1993) nota que a organização escolar tem sido tradicionalmente hierárquica e burocrática, enquanto que as novas tecnologias desafiam este modelo.

Para uma adoção de tecnologia no ensino à distância com sucesso, quatro condições devem ser atendidas:

  • treinar as habilidades necessárias para trabalhar com tecnologia;
  • educação provendo visao e entendimento do estado de arte de desenvolvimentos e aplicações;
  • suporte para experimentos e inovações;
  • tempo suficiente para aprender e praticar.

Questões de Gerenciamento e Metas

Educação a Distancia modifica a relação de aprendizado do modelo de escola comum, centralizado para um modelo mais descentralizado e flexível. ele também reverte a dinâmica social, levando a escola ao aluno, ao invés do aluno à escola. Isto leva a novas questões de debate:

  • o impacto da educação eletrônica no ensino vigente;
  • fazer balanço do orçamento com potenciais opções de educação eletrônica de baixo custo;
  • redefinir o que significa ter uma professora presente na sala de aula;
  • revisar requirimentos de certificação de professores para acomodar aqueles que atravessam fronteiras de áreas de serviços eletronicamente.

Outros itens a serem considerados são:

  • novas formas de determinação e avaliação, incluindo meios de verificar se o trabalho do aluno é original e autêntico;
  • um conjunto de padrões de aceitação nacional que garantam a qualidade do ensino à distância;
  • conjunto de padrões de aceitação nacional para certificação de professores, o qual atende a um critério mínimo, incluindo treinamento de teoria de educação à distância, métodos e estratégias;
  • a necessidade de cooperação entre setores comercial, governamental e educacional;
  • treinamento e acesso à tecnologia para todos, nao só para os melhores alunos e professores.

Pessoal de Equipe

Uma equipe de educação à distância requer indivíduos bem treinados, além de professores, orientadores locais, e administradores. Regras sao redefinidas e novas vão surgindo.

Fonte:Penta